Logo da Copa por Bárbara S. de P.
Por Bárbara S. de P. | 07/07/2010

(texto publicado no blog “Vamos falar de coisas“, a convite de Tayana Borges)

A logo da copa, não bastasse ser horrorosa, é um desrespeito aos talentos brasileiros do design: ela foi criada pelo estúdio francês Richard A. Buchel. E como se não bastasse ser um fruto feio da falta de noção, ela foi escolhida entre 7 opções por um júri de “notáveis” (muitas aspas nessa hora!), entre eles Paulo Coelho, Ivete Sangalo e Gisele Bündchen. Se não deram aos designers brasileiros a oportunidade de fazer a logo da copa do próprio país, que pelo menos considerassem seu conhecimento no assunto para escolher a logo.

Comentando a formação do júri com meu pai, ele disparou “mas iam fazer o que? Voto popular?” Não. Podem me chamar de elitista, mas infelizmente o Brasil é um país de analfabetos visuais. É interessante que ontem mesmo eu estava conversando com uma ex-colega de faculdade sobre a importância de educar o olhar do público, que na sua maioria ainda está estacionado na Monalisa. No quesito “oportunidade para expandir a mente do público”, a logo também é um fracasso total. O conceito da logo em si é um clichê totalmente previsível. Mas até aí tudo bem, a maioria das logos de co
pas anteriores também são. O que a salvaria seria a execução e o desenvolvimento da idéia, o que nesse caso foi feito de uma forma (não encontro outra palavra) tosca. Não por que é simples, eu mesma sou uma grande adepta do minimalismo, mas porque a solução mal colocada para separar os dedos das mãos, as letras mal desenhadas espremidas num canto, a escolha infeliz da disposições das cores (verde, amarelo… e vermelho???), enfim, o desenho no geral parece ser o primeiro rascunho de uma idéia não desenvolvida por preguiça. E para os que entendem do assunto: que vetorzinho vagabundo, eihn. Enfim, mais uma vez, Paulo Coelho deu sua pequena contribuição para envergonhar a imagem (literalmente) do país.
voltar | | Nenhum comentário | | sobre | links



0 resposta para “Logo da Copa por Bárbara S. de P.”

  1. Suzy Carvalho disse:

    meu sobrinho de sete anos faria algo melhor, enfim..

  2. MaGhS disse:

    O Brasil não esta preparada para sair do "sorriso da monalisa"… infelizmente…

  3. Com certeza uma crítica bastante forte, fato.O Brasil faz sim parte da massa de analfabetos visuais – me incluo nisso sim!
    E é ótimo ler críticas à respeito do assunto, ainda mais agora que mal terminou a droga de uma Copa e a porcaria da TV já chama por 2014! Esses 4 anos serão totalmente ignorados com a ansiedade pelo ano que o Brasil vai 'brilhar'.Porcaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *